O Ritmo na Redação Publicitária

Como todos que visitam este blog sabem, a publicidade, e consequentemente a redação publicitária, diferente de textos narrativos, prosas ou poesias, tem o objetivo de vender um produto ou um serviço e, para alcançar este objetivo, a redação publicitária possui várias estratégias, inclusive a utilização do ritmo em seu texto. E é sobre este ritmo que preparei o post de hoje.

O título publicitário deve ser muito mais que uma frase, deve ser um raciocínio. Saiba que em muitos casos, o ritmo é o elemento que faz o leitor raciocinar e não simplesmente ler a mensagem.

Antes de continuar a explicação, veja a campanha abaixo, criada pela Mohallem Meirelles para a revista Época.

Nesta campanha composta de 4 anúncios seqüenciais, percebesse que os títulos são similares e transmitem a mesma informação: o inventor, a sua idade e a sua invenção. A repetição dessa informação presente nos títulos tem por função gerar o ritmo e fazer com que você, leitor, raciocine. Oras, no último anúncio você já achava que a revista Época também tinha inventado alguma coisa, não? É exatamente esta a intenção do ritmo presente nos 3 primeiros anúncios da campanha, criar no leitor um raciocínio lógico na leitura para que no final da campanha você seja surpreendido pelo produto e descubra, neste caso, que a Época é uma revista que nunca inventou nada, mas que sempre publicou a verdade. Resumindo, o ritmo leva você a um raciocínio, faz você achar que já sabe o final do texto, mas o surpreende com uma conclusão inesperada, tudo isso para você memorizar ainda mais a mensagem.

Veja outros exemplos:

O ritmo na propaganda acima é caracterizado pela repetição de verbo (ensinar), pois é ele que induz o leitor a um raciocínio e o leva a uma conclusão inesperada.

O ritmo no texto publicitário pode ser encontrado não somente em anúncios impressos mas também em comerciais de TV e rádio. Com este post, espero que, se você nunca ouviu falar em ritmo no texto publicitário, tenha agora uma noção. Caso queira se aprofundar no assunto sugiro os cursos de redação publicitária encontrados na ESPMMiami Ad School e escola Cuca, com certeza você vai descobrir outras inúmeras técnicas de redação publicitária. O livro do redator Zeca MartinsRedação Publicitária: a prática na prática, também é uma excelente dica. E fique a vontade para procurar o ritmo em todos os anúncios que você ver, tenho certeza que irá encontrá-lo diversas vezes.

Fonte: Puta Sacada

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: