Ou você inova ou você inova

Tem sido muito comum alguns pretensos gurus  da criatividade e inovação declararem que somente a criatividade importa e que não há mais espaço para a melhoria contínua. Por ignorância ou simples oportunismo, tentam sepultar outras técnicas de melhoria da qualidade como obsoletas, repetindo: Só a criação importa, ou crie ou fique fora.

De fato, hoje as empresas enfrentam um imperativo de mudança, como nunca enfrentaram no passado.

A inovação se tornou uma competência essencial, pois o ciclo de vida de processos, produtos e serviços encolheu. Contudo, isto não significa que a melhoria contínua se tornou dispensável. Mesmo nos ciclo de vida curta há necessidade permanente de ações para corrigir deficiências e realizar melhorias para se retirar o máximo proveito do produto, ou mesmo prolongar sua vida útil. Criar é importante, mas fazer mais com menos será sempre essencial para tornar as novidades mais lucrativas e competitivas.

Nem todos os setores do mercado requerem criações frequentes. Às vezes, simples melhorias são suficientes para manter o produto competitivo e lucrativo por algum tempo, ou mesmo para ganhar uma sobrevida enquanto se trabalha em prol de sua melhoria. Um ponto importante é saber reconhecer quando o produto atingiu sua obsolescência e as melhorias não conseguem mais agregar valor para os clientes. Este é o momento da inovação, da substituição do velho pelo novo.

A literatura sobre gestão da qualidade se mantém virtualmente silenciosa sobre a inovação e suas ferramentas. Alguns livros e cursos sobre a gestão da qualidade se limitam a mencionar a necessidade de solucionar problemas complexos sem acrescentar qualquer orientação prática sobre suas técnicas e ferramentas. Há uma vasta literatura sobre inovação oferecendo orientações sobre as ferramentas que podem ser muito úteis aos profissionais da gestão da qualidade e melhoria contínua.

As empresas, e seus clientes, podem ser muito beneficiados pelo melhor entrosamento entre melhoria contínua.

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: