2º Seminário de Redes Sociais

Na semana passada rolou o 2º Seminário de Redes Sociais na ESPM, produzido pela PS Carneiro.

Estivemos lá e foram dois dias de puro aprendizado. No primeiro dia tivemos como palestrantes Abel Reis, da Agência Click Isobar; André Zimmermann da Havas Digital Brasil; Julio Vasconcellos do Peixe Urbano e Fernando Lemos da Microsoft.

Abel Reis abriu as palestras falando sobre como criamos valor nas redes sociais, como temos o poder de mudar a imagem de uma empresa trabalhando bem as redes. Hoje não somos mais audiência de massa, e sim de redes. Temos que mudar o modo como pensamos em usar as redes, podendo aproveitá-las cada vez mais, temos também que levar em conta os laços fracos, ou os nossos chamados ‘inimigos’ ou concorrentes, afinal, quando seu maior concorrente comenta uma ação sua na web, é porque realmente foi uma boa ideia. E temos que aumentar os usuários do nosso produto ou serviço para agregar valor à ele. Para explicar o efeito de rede, podemos dar o exemplo de Apps Free, o pensamento é que quanto mais pessoas têm seu aplicativo, mais valioso ele fica, maior o valor agregado dele.

André Zimmermann falou sobre como o Social Media afeta o mercado de comunicação. Contando os novos desafios do meio digital, em como hoje as marcas se portam como pessoas e as pessoas como marcas nas redes.

A palestra do pessoal do Peixe Urbano foi a mais interativa, eles conectaram o computador no telão e deixaram na página do twitter, mostrando todos os tweets com a tag #2srs que era a tag do seminário. Então enquanto eles falavam, o pessoal que assistia podia mandar perguntas pelo twitter,  eles viam no telão e respondiam. A idéia foi genial, pois eles realmente respondiam as questões levantadas pela galera que estava lá. Falaram sobre o surgimento do site, das parcerias feitas e sobre a importância das redes no negócio deles.

O Fernando Lemos da Microsoft fez a palestra contando sobre os cases da Microsoft, e mostrou como as redes e a tecnologia influenciam nas vendas, nas parcerias, na divulgação e na imagem da marca. Foi interessante ver um case real sobre o que as redes podem fazer.

No segundo dia tivemos palestras de Rodrigo Pará da Fábrica Dirigida que falou da vocação das redes sociais, falando especificamente de Orkut, Facebook, Twitter e qual ferramenta serve para quê, tirando muitos questionamentos importantes.

Cristiana Pontual da Volvo falou sobre o case da marca. Eles usaram as redes para mudar a imagem da marca ante os consumidores, que antes não era muito favorável. Usaram ações eficazes que realmente mudaram a direção da marca no Brasil.

E por último tivemos Gil Giardelli, que além de professor da ESPM é da Gaia Creative. Para muitos foi a melhor palestra dos dois dias, de forma rápida, dinâmica e mostrando muitas imagens nos slides, ele falou sobre o fenômeno que é trabalhar com redes sociais hoje, de que forma empresas são impactadas e o contato que temos com os clientes por meio dessas ferramentas. A consciência ganha mais atenção que o conteúdo, e a rede social hoje virou a reputação da marca, o virtual está invadindo o real e cada dia mais estamos todos dentro desse mundo tecnológico!

 

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