Tolima 2 x 0 Corinthians… Uma eliminação. Várias marcas. Muito dinheiro em jogo.

PAIXÃO, EMOÇÃO, VIBRAÇÃO… O futebol é cheio de características próprias e que são capazes de transformar simples pessoas em embaixadores fanáticos por seus clubes. É quase inexplicável o fato de tantos sentimentos se misturarem quase que simultaneamente durante aqueles 90 minutos.

O que pensar quando seu clube de coração é eliminado da competição que mais almeja e que nunca conquistara ao longo de 100 anos de história? Realmente deve ser bem difícil. Imagine aqueles sentimentos todos (PAIXÃO, EMOÇÃO, VIBRAÇÃO…) tomados repentinamente pela angústia, tristeza e desilusão. Desesperador. Mas é o que com certeza sentem os torcedores corintianos após a derrota de ontem.

O lance aqui é não falar de futebol ou simplesmente para tirar uma onda com a cara dos colegas torcedores do time da marginal . Nós somos publicitários e é sobre nossa área que vamos debater.

O querido presidente Sanches e seus dirigentes de futebol estão de cabeça cheia hoje. Não só com a eliminação do Corinthians, mas também com o enorme prejuízo que terão com esta derrota histórica. Em 2010 o time já havia abusado nos investimentos para o ano do Centenário. Segundo o clube, superaram 30% a mais do que o planejado. Não veio a sonhada Libertadores, o Brasileiro e título nenhum. Os estádios sempre cheios dão uma boa receita ao time. Mas o que pensar do que se perdeu em publicidade? E os patrocínios desvalorizados? No ano que passou o Timão seguiu um certo período na competição. Mesmo assim sua eliminação custou aproximadamente R$ 12 milhões ao clube. Isto tudo em patrocínios, direitos de televisão e as premiações da própria disputa. Quanto deve ser o prejuízo da eliminação deste ano? Você acharia fácil bancar uma folha de pagamento mensal de R$ 7.000.000,00. Se fosse aqui na agência… rsrs

Ao falarmos em times de futebol entende-se a torcida como o maior patrimônio. Agora como se trabalha um público com descrenças, insatisfeito, mas que, ao mesmo tempo, é quem pode tirar o clube de um possível colapso financeiro? E as empresas patrocinadoras que investiram nessa equipe?

Aí a Hypermarcas apostou na grande jogada de marketing que o Corinthians fez ao trazer o Ronaldo. Fez muito bem na época! Afinal, em 2010, o time foi o segundo mais bem valorizado no Brasil, perdendo só para o Flamengo. E agora, hein?!

Ao renovar o contrato de patrocínio de 40 milhões de reais, a Hypermarcas imaginava fazer um grande negócio para 2011. Como vai ficar a credibilidade conceitual de uma Bozzano ao ser relacionada com um jogador fora de forma, que andou em campo, nada produziu, ganha muito bem e só contribuiu para a desclassificação precoce do Coringão?

Jorge Henrique, atacante, estreiou sua nova chuteira da Adidas no primeiro jogo contra o Tolima. Leia o que ele disse em uma entrevista: “… Já utilizo a F50 há um bom tempo, ela me deu muita sorte na Copa do Brasil, na Libertadores de 2010 e dará também este ano! Estou muito focado nessa primeira partida, espero que consigamos ter um bom resultado aqui em casa”. Sorte na Libertadores em 2010? Ele está brincando, né?! Lembra daqueles 12 milhões? A nova F50 Adizero não deu sorte ano passado e já começou mal 2011. Que azar da Adidas!

Qual clube você acha que foi campeão de público nos estádios ano passado? Deve ter pensado no Flamengo, Corinthians, São Paulo, Cruzeiro, mas não foi nenhum desses. O Santa Cruz foi quem mais levou gente ao estádio. Tudo bem porque o time do Parque São Jorge foi o 2º colocado.  Mas tinha Ronaldo bem, Centenário, promessas de um novo estádio… Esse ano deve ser bem diferente.

São muito perguntas e muitos “mas” para serem respondidos. Isto tudo deve estar fervilhando nas mentes dos diretores do alvinegro paulista e principalmente das grandes marcas que apostaram alto, muito alto, no que seria uma grande estratégia de marketing. Perguntas sem respostas. No entanto, questões deste tipo mexerão muito com nosso segmento durante 2011. Quem diria que uma eliminação do Corinthians pudesse movimentar tanto o mercado de marketing e comunicação, hein?

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: