Quando usar CAIXA ALTA ou baixa?

O uso de caixa baixa ou alta, também chamado de minúsculas e maiúsculas, é um recurso de comunicação tanto em redação como em design.

Historicamente os tipos em caixa alta surgiram primeiro, sendo utilizados nas inscrições em pedra. Posteriormente, com o uso do papiro e desenvolvimento da caligrafia os tipos minúsculos passaram a ser mais comum, devido à maior facilidade da escrita corrida e de leitura. A caixa alta passou a ser utilizada nos inícios das frases, capítulos (Daí vem o Caps Lock) e para dar destaque, em nomes por exemplo.

Até hoje, isso pouco mudou, a caixa baixa continua sendo o modo mais comum e correto para se escrever. Isto é devido ao maior contraste entre cada letra, e quanto maior a diferenciação entre elas, maior a facilidade de leitura, além de deixarem o texto com um aspecto mais clean, afinal elas ocupam menos espaço do que a caixa alta para se dizer a mesma coisa.

O maior contraste de formas e tamanhos da caixa baixa facilita o processo de reconhecimento de cada letra pelos nossos olhos.

Mas nem tudo está perdido para caixa alta, até na comunicação mais informal da internet os usuários já sabem como utilizá-la para dar destaque, tanto que alguns dizem que escrever em caixa alta é como FALAR ALTO OU GRITANDO! E mais do que isso, o fato de a caixa alta formar um bloco em uma composição de tipos, também é um recurso estético na publicidade, e quando se trata de títulos, nomes de marcas e outras expressões curtas não há grandes problemas quanto à “leitura mais difícil”, logo, vale a pena utilizá-la de vez em quando.

Por Rafael Golgatti


Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: