Conar discute a ameaça de liberdade de expressão na publicidade

Notícia veiculada dia 09/10 no Jornal da Globo e disponível na Globo.com.

O encontro é uma troca de experiências entre órgãos de auto-regulamentação publicitária de dez países. A reunião foi organizada pelo Conar – que completa 30 anos de fiscalização da propaganda no Brasil.

As tentativas de restringir a publicidade na América Latina estão no centro das discussões. Segundo o Conar, no Congresso Nacional há mais de 200 projetos de lei que pretendem limitar ou proibir peças publicitárias em várias categorias de produtos e serviços.

O representante dos anunciantes disse que a propaganda de alimentos e bebidas alcoólicas é a que mais provoca discussões hoje e que, para não haver danos ao desenvolvimento do mercado consumidor e à liberdade de expressão, é preciso conciliar a legislação com a auto-regulamentação do mercado.

Todas as discussões na quarta reunião de órgãos de auto-regulamentação publicitária da América Latina vão ficar registradas num documento. É a carta do Rio de Janeiro que será divulgada no fim do encontro.

 

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